domingo, 10 de setembro de 2000

Santo Ambrósio Edward Barlow



St. Ambrose Edward Barlow (1585-1641)
Nasceu perto de Manchester, Inglaterra, em uma família nobre. Ele foi batizado católico em seu nascimento, mas foi criado protestante quando o catolicismo foi proibido pela monarquia reinante.
Seu avô morreu enquanto estava preso por sua fé católica, e seu pai teve dois terços de seus bens confiscados por se recusarem a se conformar à Igreja da Inglaterra.
Ambrósio retornou ao catolicismo quando adulto, reconheceu sua vocação ao sacerdócio e viajou para a França para entrar no seminário. Ele foi ordenado em 1617 na Ordem de São Bento.
Ele retornou à Inglaterra para ministrar aos católicos clandestinos em sua terra natal, o sul de Lancashire, por 24 anos, sendo apoiado financeiramente com uma pensão arranjada por sua avó.
Ambrose celebrava missa diariamente e administrou os sacramentos secretamente para evitar a detecção pelas autoridades. Ele foi preso quatro vezes durante seu sacerdócio, sendo liberado a cada vez sem acusação.
Quando o rei decretou que todos os padres católicos fugissem imediatamente do país ou seriam presos e condenados como traidores, Santo Ambrósio preferiu ficar, argumentando que não poderia morrer melhor do que ser martirizado por ser um padre católico.
Em 25 de abril de 1631, quando terminou a Missa do Domingo de Páscoa em Morley Hall, perto de Manchester, ele foi preso por uma forte massa armada de 400 homens liderada pelo vigário anglicano local.
Ele admitiu livremente a acusação de ser um padre católico e deu uma defesa da verdadeira fé diante de seu juiz. Ele foi condenado a ser enforcado, arrastado, esquartejado e cozido em óleo em 10 de setembro de 1641.
Seu cadáver foi exibido publicamente em um lúcio como uma advertência a outros padres católicos. St. Ambrose Edward Barlow é um dos Quarenta Mártires da Inglaterra e do País de Gales. Sua festa é 10 de setembro.



Sua mão direita é mantida pelos monges beneditinos de Mount Angel Abbey em Saint Benedict, Oregon.

fonte: https://www.facebook.com/ConegoPauloRoberto/posts/1047189309034072