sábado, 8 de julho de 2000

Beato Julio de Montevergine

 

Há séculos que ele é conhecido simplesmente como ''Beato Julio".
Nasceu em Nard ò (Lecce, Itália) em 1601,  no meio de uma nobre família. 
Foi educado em letras, ciências e especialmente em música que era muito inclinado. 


Em sua juventude, iluminado pelo Espírito Santo, distribuiu seus bens aos pobres, deixou a casa paterna e sua cidade e vestido com o sayal de peregrino, partiu para a Campânia, para encontrar o lugar certo para viver seu desejo de solidão. Depois de algum tempo encontrou um pequeno vale no maciço de Partênio em Irpínia e juntamente com outro eremita de nome João, começaram a viver uma vida de mortificação dedicados à oração.


Sua presença e santidade de vida, atraiu muitas pessoas, entre elas os nobres Carafa, feudatários do lugar, que admirados, construíram para os dois eremitas um eremo e uma igreja dedicada à Virgem Incoronada. O eremo e o santuário, o papa Gregório XIII confiou-se aos beneditinos camaldulenses. Mas como julho tinha tornado-se conhecido demais e pensava-se na possibilidade de ser nomeado superior da comunidade, ele para retornar à solidão, deixou o eremo e marchou para a abadia de Montevergine, não muito distante, e foi acolhido com alegria pelos monges.


Aqui viveu à sombra da Virgem, como mais um monge, dedicando-se com zelo ao decoro do Santuário, a agir como organista por 24 anos. Por humildade não quis ser ordenado padre, e antes de morrer, pediu aos seus superiores, para ser enterrado sob o pavimento da capela da Virgem, para assim ser pisado pelos peregrinos, como o maior dos pecadores.
Seu desejo foi ouvido. Seu corpo permanece incorrupto e tem culto popular.



Fonte: https://www.facebook.com/LiturgiayFC/posts/2990793384580951
https://hagiopedia.blogspot.com/2014/07/beato-julio-m-1601.html
https://anastpaul.com/2020/07/08/saint-of-the-day-8-july-blessed-giulio-of-montevergine-died-1601/