domingo, 21 de maio de 2000

Santo André Bobola

 Santo André Bobola, "caçador de almas".

Hoje é dia de Santo André Bobola, famoso por seu trabalho dedicado aos jovens na Companhia de Jesus.

Santo André viveu durante o século XVII, originário da polônia, era conhecido como "caçador de almas".

Jesuíta dedicado aos jovens, Santo André Bobola era membro da Companhia de Jesus, dedicando sua vida ao anúncio da Palavra de Deus, em um tempo onde haviam grande cismas pois a fé católica não era obedecida, além de encarar um momento de choque entre a Polônia e a Rússia.

Santo André foi traído pelo seu próprio povo durante uma invasão de cossasos russos, sendo entregue aos invasores por cismáticos, seria preso e passaria pelo martírio por não recusar sua fé em Deus, no dia 16 de maio de 1657 após muito suplício e tortura foi cruelmente assassinado.

Diz-se que nesse momento uma luz sobrenatural apareceu sobre Janow, e os cossacos fugiram a toda brida. Os católicos o enterraram no colégio dos jesuítas de Pinsk.

Anos mais tarde os cossacos da Ucrânia voltaram a invadir a Lituânia meridional. No colégio de Pinsk, os jesuítas temeram por sua sorte. O superior se perguntava a qual santo recorrer nessa emergência, e na noite de 19 de abril de 1702 apareceu-lhe um religioso com o hábito jesuíta, que lhe disse: "Tendes necessidade de um protetor junto a Deus. Por que não vos dirigis a mim? Sou André Bobola, morto em ódio à fé pelos cossacos. Procurai meu corpo, eu serei o defensor do colégio".

Encontraram então o túmulo do mártir num canto da igreja do colégio, onde permanecia no esquecimento. Após 45 anos da morte, seu corpo estava incorrupto, coberto com os mil ferimentos do martírio, nos quais se via ainda o sangue fresco. A carne permanecia branda e flexível. Foi assim, por esse milagre estupendo, que a Providência quis tornar conhecidos muitos dos detalhes do martírio desse grande defensor da fé. Em seu processo de beatificação, é dito que foi ele mesmo o verdadeiro postulador de sua causa.

Os católicos levaram seu corpo para Pinsk, onde todos foram venerá-lo, mesmo os ortodoxos e os dissidentes. Ali suas relíquias repousaram até o ano de 1808, quando foi trasladado para Polock, na Rússia Branca, antiga União Soviética.

Em 1922, depois da revolução bolchevista, seu corpo foi levado para um museu médico em Moscou. Mas no ano seguinte o entregaram a uma comissão de jesuítas, depois de acertos oficiais entre o papa Pio XI e as autoridades do governo russo.

Assim, a urna do jesuíta mártir foi conduzida a Roma, em 1924, e depositada na Igreja de Jesus. Em 1938, o papa Pio XI o proclamou santo e suas relíquias seguiram, numa última viagem, a Varsóvia, Polônia. Santo André Bobola viveu apenas sessenta e seis anos, mas seu corpo viajou por toda a Europa ao longo de três séculos. Ele foi declarado padroeiro da Polônia, junto com Nossa Senhora de Czestochowa, e apóstolo da Lituânia.


Fonte: 

http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/santo-andre-bobola

https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/santo-andre-bobola.html