sexta-feira, 19 de maio de 2000

Santa Joaquina de Vedruna



Santa Joaquina de Vedruna (ou Joaquima , em catalão ) (16 abril de 1783 - 28 de agosto, 1854) foi uma freira espanhol, fundadora das Irmãs Carmelitas da Caridade . Ela nasceu em uma família nobre. Em 1799, ela se casou com o advogado e proprietário de terras, Teodoro de Mas (a partir de Vic , em Barcelona província da Espanha ), com quem teve nove filhos. Seu marido morreu em 1816, ela se mudou com os filhos para sua propriedade em Vic. Aqui, ela iniciou suas atividades de caridade com as mulheres doentes e jovens. Seu diretor espiritual , o capuchinho Esteban de Olot, sugeriu que ela estabelecer uma congregação apostólica dedicada à educação e à caridade. O bispo de Vic , Pablo Jesús Corcuera , disse que o instituto deveria ser de inspiração carmelita. O mesmo bispo escreveu a regra em 6 de Fevereiro de 1826 e 20 dias depois, ela e outras oito mulheres professaram os votos. Dentro dos próximos anos, as Carmelitas da Joaquina, fundaram várias casas na Catalunha. Durante a Primeira Guerra Carlista (a guerra civil na Espanha 1833-1839), ela teve de fugir da Espanha, porque ela havia fundado um hospital na carlista, cidade de Berga, que foi ameaçado pelos combates. Como resultado, ela foi para Roussillon, França, onde permaneceu entre os anos de 1836-1842.
Sua congregação apostólica foi definitivamente aprovada em 1850. Apesar dos sérios desafios colocados pela guerra civil e da oposição secular, o instituto que fundou logo se espalhou na Catalunha. Depois disso, as comunidades foram estabelecidas em toda a Espanha e América Hispânica. 
Eventualmente, ela foi forçada a demitir-se como superiora de sua ordem, devido a doença, embora ela morrera durante uma epidemia cólera em Barcelona, ​​ela lentamente sucumbiu à paralisia ao longo dos últimos quatro anos de sua vida. Até o momento de sua morte em 1854 na idade de 71 anos, Joaquina era conhecida e admirada por seu alto grau de oração, profunda confiança em Deus e por sua caridade altruísta. Ela foi beatificada pela Igreja Católica em 1940 e foi canonizado em 1959.

Ela está enterrada nas Carmelitas da casa-mãe da Caridade em Vic. O corpo de Santa Joaquina de Vedruna,  encontrasse incorrupto. 

São Celestino V (São Pedro Celestino)


Pedro nasceu em 1215 na Itália, filho de pais camponeses. Segundo os escritos, decidiu que seria religioso aos seis anos de idade, quando revelou esse desejo à mãe. Cresceu estudando com os beneditinos e, assim que terminou os estudos, retirou-se para um local isolado, onde viveu por alguns anos. Depois foi para Roma recebendo o sacerdócio em 1239.


Voltou para a vida de eremita e foi viver no sopé de um morro onde levantou uma cela, vivendo de penitências e orações contemplativas.
Em 1251 fundou, com a colaboração de dois companheiros, um convento. Rapidamente, sob a direção de Pedro, o convento abrigava cada vez mais seguidores. Assim, ele fundou uma nova Ordem, mais tarde chamada "dos Celestinos".


Em 1292 morreu o Papa Nicolau V e Pedro foi eleito o novo papa. Entretanto a sua escolha foi política, por pressão de Carlos II, rei de Nápoles. Com temperamento para a vida contemplativa e não para a de governança, o erro de estratégia logo foi percebido pelos cardeais.


Pedro Celestino exerceu o papado durante um período cheio de intrigas, crises e momentos difíceis. Reconhecendo-se deslocado, renunciou em favor do Papa Bonifácio VIII, seu sucessor. Para não gerar um cisma na Igreja, Pedro Celestino aceitou humildemente ficar prisioneiro no Castelo Fumone. Ali permaneceu até sua morte.


Dez meses depois de seu confinamento, Pedro Celestino teve uma visão e ficou sabendo o dia de sua morte. Assim, recebeu os Santos Sacramentos e aguardou por ela, que chegou exatamente no dia e momento previstos: 19 de maio de 1296.


fonte: https://www.a12.com/reze-no-santuario/santo-do-dia?s=sao-pedro-celestino