terça-feira, 19 de setembro de 2000

Santo Alonso de Orozco


Santo Alonso nasceu em Toledo, na Espanha, em 17 de outubro de 1500. Enviado pelos pais para estudar na Universidade de Salamanca, ingressou juntamente com seu irmão Francisco no noviciado agostiniano, em 8 de junho de 1522.

Ternamente devoto de Nossa Senhora, considerou toda a sua atividade literária como fruto de um mandato direto de Maria. Cerca de 20 de seus escritos tiveram muitas edições e alguns deles foram traduzidos em outras línguas. Há uma grande coleção de seus sermões em Latim, coletados de sua longa carreira como pregador.

Amou intensamente a Ordem de Santo Agostinho. Fundou conventos e sempre considerou seu ingresso na Ordem como uma das maiores graças recebidas de Deus.

Insigne asceta e místico, sofreu, por quase 30 anos, uma grande crise de escrúpulos, atormentado pela aridez espiritual. Morreu em Madrid, aos 19 de setembro de 1591. Foi beatificado por Leão XIII em 1882 e canonizado por João Paulo II aos 19 de maio de 2002.


Imagem: Profesión religiosa de San Alonso de Orozco en manos de Santo Tomás de Villanueva (Real Academia de Bellas Artes de San Fernando)




Fonte: http://www.agostinianos.org.br/Espiritualidade/santos-beatos

Nenhum comentário: