quarta-feira, 30 de agosto de 2000

Beato Estephan Nehme


O Irmão Estephan Nehme nunca descansou, sua vida centrada em viver o regimento da Ordem Maronita Libanesa e sua espiritualidade com rigor e integridade, seguindo os passos dos monges justos, distribuindo seu tempo entre o trabalho e as orações, até os últimos dias de sua vida.

Corpo do Beato Estephan Nehme, encontra-se intacto.



O Padre Antonios Nehme, Superior do Mosteiro de Kfifane, 
escreveu no registo dos monges falecidos, número 22:
“Na terça-feira, 30 de agosto de 1938, às 19h00, 
B. Estephan de Lehfed deixou este mundo efêmero aos 49 anos. um monge prestativo e dedicado aos interesses do mosteiro. Ele era forte e robusto, pacífico, gentil e sóbrio. Ele trabalhava no campo e era hábil no trabalho manual. Ele respeitou seus deveres, bem como seus votos e cumpriu o exigido missão meticulosamente."


Mãos do Beato Estephan Nehme.

Em 1950, seu cadáver foi considerado flexível. Quando os cofres foram reabertos em 10 de março de 1951, alguém notou que seu cadáver e as roupas ainda estavam intactos. A notícia se espalhou e atraiu a curiosidade dos moradores, de modo que os cofres foram fechados. Em 29 de setembro de 1962, o corpo foi inspecionado por um médico, que encontrou o cadáver intacto e quase sem decomposição: membros, músculos e a pele da barriga ainda estavam flexíveis, e os cabelos da cabeça e barba estavam intactos.

Em que consistia a espiritualidade do Beato Estephan Nehme? 
Diz-se que, desde a infância, ele costumava dizer: “Deus está me observando”. Ou seja, ele viveu com uma sensação constante da presença de Deus. Isso também é demonstrado por outro ditado que lhe é atribuído: “A vida monástica é uma união total com Deus e com a Virgem Maria”.

Ele era piedoso e era conhecido por ser generoso, alimentando os pobres em tempos de fome. Ele era um trabalhador voluntário e também bom, sendo competente no campo, na carpintaria e na adega.

Amazon.com : Saint Estephan Nehmé Icon : Home & Kitchen

Como tantos santos maronitas, tudo o que ele fez foi seu dever em uma vida normal, mas o cumpriu plenamente: amar a Deus primeiro e depois ao próximo como a si mesmo, por amor a Deus. 
Não houve discursos famosos, 
nem realizações célebres, 
apenas santidade em sua posição na vida.

Não há necessidade de entrar em detalhes sobre os milagres atribuídos à sua intercessão, embora um deles diga respeito a um menino australiano. Outro envolveu sua sobrinha, uma freira. Ele foi beatificado em 27 de junho de 2010.

fontes: https://stcharbel.blogspot.com/2010/12/estephan-nehme.html
https://www.facebook.com/estephannehme/photos/a.344121115626563/1103574519681215
https://www.wattpad.com/187335998-god-sees-me-the-death-of-brother-estephan
https://www.fryuhanna.com/2020/08/27/blessed-estphan-nehme/

Nenhum comentário: