quarta-feira, 31 de maio de 2000

Santa Aurélia Petronina ou Santa Petronilla


Nasceu em Roma no primeiro século.

Por vários séculos a história dizia que ela era filha de São Pedro e que era tão bela e como havia recusado a proposta de casamento de um rico romano pagão chamado Flaccus foi presa em uma torre, mas teria feito uma greve de fome e morreu em três dias.



Entretanto, em inscrições antigas e recentemente encontradas, ela está listada como uma mártir da forma mais tradicional da época.

Noutra versão ela seria uma servente, que trabalhava com São Pedro e uma das várias convertidas por ele e seria a sua "filha espiritual". Parece ter sido parente de Santa Domitilla e foi curada de paralisia por São Pedro.




Sua relíquias estão na Basílica de São Pedro em Roma, Itália. Sua capela tem vários trabalhos de Miguelangelo e Bramante.
Quando seu caixão foi aberto para o translado, 
seu corpo estava incorrupto e a cabeça coberta com flores.

Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada sendo curada por São Pedro; 
2) segurando as chaves para ele ;
3) uma virgem com uma vassoura;
4) ao lado de São Pedro; 
5) recusando uma proposta de casamento, 
e 6) recusando um anel oferecido por um rei.

É a padroeira dos viajantes e dos golfinhos visto que 
em seu sarcófago havia um golfinho encravado nele.


Sua festa é celebrada no dia 31 de maio

http://www.cademeusanto.com.br/santa_petronilla.htm

Santa Camilla Batista da Varano









terça-feira, 30 de maio de 2000

São Fernando de Castela

 


Corpo Intacto de São Fernando de Castela

São Fernando com sua esposa a Beata Beatriz da Suábia 


São Fernando de Castela, recebendo o Santo Viático.

Padroeiro e Rei da Espanha

Mais fotos: https://www.facebook.com/BlogDeusPaiSantosIntactos/posts/318934243122825

quarta-feira, 24 de maio de 2000

Venerável Maria de Jesus de Ágreda

Irmã María de Jesús de Ágreda, foi uma das grandes figuras do século XVII, a chamada "Época de ouro do Barroco"; um século também marcada pela decadência e crise generalizada, que a Espanha não escapou. No entanto, isso não foi obstáculo que o Senhor Deus fez seu trabalho na mão de Ágreda.




Corpo Intacto da Venerável Maria de Jesus de Ágreda, á mais de 345 anos.




Este simples, humilde, mulher, tímida, alguns anos de estudos; se tornaria ao longo do tempo: Conselheiro de figuras importantes, incluindo Filipe IV; evangelizar sem sair do seu convento, Wengen, abadessa, grande escritora, sua obra mais conhecida é a Mística Cidade de Deus, que conta a história da vida da Virgem Maria; também escreveu obras como sua autobiografia, El Jardín espiritual, Las Sabatinas, um tipo de diário espiritual e muitas outras obras.
Capa do livro, A Mística Cidade de Deus, revelações celestiais, provenientes da Santissíma Virgem.




Rei Carlos III e Don Juan José da Austria, ante os restos da Venerável Maria de Jesus de Ágreda.



Mas, Irmã María de Jesús de Ágreda foi, acima de tudo, uma mulher no amor com Deus; em sua vida tudo o que queria era tornar agradável aos olhos do Senhor mais elevado, e que a Virgem Maria no mistério da Imaculada Conceição, seu modelo a seguir. Disse Irmâ Maria a Virgem Maria: "Mãe, Senhora e Proprietária de mim, envie-me como Rainha, me ensinar como um professor, por favor, corrija-me como Mãe."

Fazer a vontade de Deus era seu prazer, e isso seriam doutrinas que dadas de Maria e escritos em A Mística Cidade de Deus. Outra manifestação do seu grande amor á Deus, foi seu amor ao próximo, e conseqüentemente, sua preocupação "salvo todos os homens e chegara um pleno conhecimento da verdade" (1 tm 2. 4).
A seguir uma serie de reportagens em video relacionados á gloriosa Venerável Dama Azul:


Fotos de Agreda:



segunda-feira, 22 de maio de 2000

Santa Catarina de Genova


Nasceu em 1447 filha de Giacopo Fieschi e Francesca di Negro em Genova, Itália a caçula de 5 filhos. Embora ela desejasse uma vida religiosa foi obrigada a se casar com Juliano Adorno quando seu pai morreu. O estilo de vida de Juliano resultou em grande desgosto e no final eles ficaram reduzidos a miséria. Ela conseguiu converte-lo e ele se tornou um irmão da Ordem Terceira de São Francisco e concordou em viver com ela como irmãos e em estrita continência.


Ela logo ficou famosa pelos seus trabalhos em hospitais e nos setores pobres da cidade. Em 1479 o casal foi trabalhar no hospital de Pammetone e Catarina se tornou diretora da instituição em 1490. Ela quase morreu na praga de 1493, mas se recuperou milagrosamente apesar da praga ter matado três quartos dos habitantes da cidade. Era mística e segundo a tradição curava apenas com sua benção e orações. Dois anos mais tarde ela esta muito cansada, mas continuou seu trabalho no hospital. Naquele mesmo ano, Dom Cattanneio Marabatto passou a seu o seu conselheiro espiritual.


Ela escreveu o famoso "Dialogo entre Alma e Corpo" e o "Tratado sobre o Purgatório" ambos reverenciados como notáveis livros sobre misticismo.
Ela veio a falecer em 14 de setembro de 1510 e logo seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Muitos milagres após sua morte.
Um amigo de Catherine, que estava muito doente, Catherine teve uma visão no céu, desfrutando da Luz Divina. Ele, então, pediu as enfermeiras do hospital que se moviam e colocada perto do corpo de Catherine, e passar a parte de seu corpo que ele estava doente, um vestido de pano de Catherine, naquele momento amigo de Catherine pediu intercessão do santo e foi imediatamente curada.


Ela foi canonizada em 1737.
É protetora das esposas com problemas, e casamentos com dificuldades.
Seu corpo permanece incorrupto na igreja do hospital onde atuou muitos anos. Seu nome original é o Santo Annunziata, mas acrescenta a Santa Catalina. Originalmente parte do hospital, mas esta foi destruída pela guerra, enquanto a igreja foi milagrosamente salvo. Hoje, a igreja é mantida pelos frades franciscanos.







Fonte:
http://www.corazones.org/santos/catalina_genova.htm 
http://www.cademeusanto.com.br/santa_catarina_genova.htm

Santa Rita de Cassia

 













domingo, 21 de maio de 2000

Santo André Bobola

 Santo André Bobola, "caçador de almas".

Hoje é dia de Santo André Bobola, famoso por seu trabalho dedicado aos jovens na Companhia de Jesus.

Santo André viveu durante o século XVII, originário da polônia, era conhecido como "caçador de almas".

Jesuíta dedicado aos jovens, Santo André Bobola era membro da Companhia de Jesus, dedicando sua vida ao anúncio da Palavra de Deus, em um tempo onde haviam grande cismas pois a fé católica não era obedecida, além de encarar um momento de choque entre a Polônia e a Rússia.

Santo André foi traído pelo seu próprio povo durante uma invasão de cossasos russos, sendo entregue aos invasores por cismáticos, seria preso e passaria pelo martírio por não recusar sua fé em Deus, no dia 16 de maio de 1657 após muito suplício e tortura foi cruelmente assassinado.

Diz-se que nesse momento uma luz sobrenatural apareceu sobre Janow, e os cossacos fugiram a toda brida. Os católicos o enterraram no colégio dos jesuítas de Pinsk.

Anos mais tarde os cossacos da Ucrânia voltaram a invadir a Lituânia meridional. No colégio de Pinsk, os jesuítas temeram por sua sorte. O superior se perguntava a qual santo recorrer nessa emergência, e na noite de 19 de abril de 1702 apareceu-lhe um religioso com o hábito jesuíta, que lhe disse: "Tendes necessidade de um protetor junto a Deus. Por que não vos dirigis a mim? Sou André Bobola, morto em ódio à fé pelos cossacos. Procurai meu corpo, eu serei o defensor do colégio".

Encontraram então o túmulo do mártir num canto da igreja do colégio, onde permanecia no esquecimento. Após 45 anos da morte, seu corpo estava incorrupto, coberto com os mil ferimentos do martírio, nos quais se via ainda o sangue fresco. A carne permanecia branda e flexível. Foi assim, por esse milagre estupendo, que a Providência quis tornar conhecidos muitos dos detalhes do martírio desse grande defensor da fé. Em seu processo de beatificação, é dito que foi ele mesmo o verdadeiro postulador de sua causa.

Os católicos levaram seu corpo para Pinsk, onde todos foram venerá-lo, mesmo os ortodoxos e os dissidentes. Ali suas relíquias repousaram até o ano de 1808, quando foi trasladado para Polock, na Rússia Branca, antiga União Soviética.

Em 1922, depois da revolução bolchevista, seu corpo foi levado para um museu médico em Moscou. Mas no ano seguinte o entregaram a uma comissão de jesuítas, depois de acertos oficiais entre o papa Pio XI e as autoridades do governo russo.

Assim, a urna do jesuíta mártir foi conduzida a Roma, em 1924, e depositada na Igreja de Jesus. Em 1938, o papa Pio XI o proclamou santo e suas relíquias seguiram, numa última viagem, a Varsóvia, Polônia. Santo André Bobola viveu apenas sessenta e seis anos, mas seu corpo viajou por toda a Europa ao longo de três séculos. Ele foi declarado padroeiro da Polônia, junto com Nossa Senhora de Czestochowa, e apóstolo da Lituânia.


Fonte: 

http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/santo-andre-bobola

https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/santo-andre-bobola.html

sexta-feira, 19 de maio de 2000

Santa Joaquina de Vedruna



Santa Joaquina de Vedruna (ou Joaquima , em catalão ) (16 abril de 1783 - 28 de agosto, 1854) foi uma freira espanhol, fundadora das Irmãs Carmelitas da Caridade . Ela nasceu em uma família nobre. Em 1799, ela se casou com o advogado e proprietário de terras, Teodoro de Mas (a partir de Vic , em Barcelona província da Espanha ), com quem teve nove filhos. Seu marido morreu em 1816, ela se mudou com os filhos para sua propriedade em Vic. Aqui, ela iniciou suas atividades de caridade com as mulheres doentes e jovens. Seu diretor espiritual , o capuchinho Esteban de Olot, sugeriu que ela estabelecer uma congregação apostólica dedicada à educação e à caridade. O bispo de Vic , Pablo Jesús Corcuera , disse que o instituto deveria ser de inspiração carmelita. O mesmo bispo escreveu a regra em 6 de Fevereiro de 1826 e 20 dias depois, ela e outras oito mulheres professaram os votos. Dentro dos próximos anos, as Carmelitas da Joaquina, fundaram várias casas na Catalunha. Durante a Primeira Guerra Carlista (a guerra civil na Espanha 1833-1839), ela teve de fugir da Espanha, porque ela havia fundado um hospital na carlista, cidade de Berga, que foi ameaçado pelos combates. Como resultado, ela foi para Roussillon, França, onde permaneceu entre os anos de 1836-1842.
Sua congregação apostólica foi definitivamente aprovada em 1850. Apesar dos sérios desafios colocados pela guerra civil e da oposição secular, o instituto que fundou logo se espalhou na Catalunha. Depois disso, as comunidades foram estabelecidas em toda a Espanha e América Hispânica. 
Eventualmente, ela foi forçada a demitir-se como superiora de sua ordem, devido a doença, embora ela morrera durante uma epidemia cólera em Barcelona, ​​ela lentamente sucumbiu à paralisia ao longo dos últimos quatro anos de sua vida. Até o momento de sua morte em 1854 na idade de 71 anos, Joaquina era conhecida e admirada por seu alto grau de oração, profunda confiança em Deus e por sua caridade altruísta. Ela foi beatificada pela Igreja Católica em 1940 e foi canonizado em 1959.

Ela está enterrada nas Carmelitas da casa-mãe da Caridade em Vic. O corpo de Santa Joaquina de Vedruna,  encontrasse incorrupto. 

São Celestino V (São Pedro Celestino)


Pedro nasceu em 1215 na Itália, filho de pais camponeses. Segundo os escritos, decidiu que seria religioso aos seis anos de idade, quando revelou esse desejo à mãe. Cresceu estudando com os beneditinos e, assim que terminou os estudos, retirou-se para um local isolado, onde viveu por alguns anos. Depois foi para Roma recebendo o sacerdócio em 1239.


Voltou para a vida de eremita e foi viver no sopé de um morro onde levantou uma cela, vivendo de penitências e orações contemplativas.
Em 1251 fundou, com a colaboração de dois companheiros, um convento. Rapidamente, sob a direção de Pedro, o convento abrigava cada vez mais seguidores. Assim, ele fundou uma nova Ordem, mais tarde chamada "dos Celestinos".


Em 1292 morreu o Papa Nicolau V e Pedro foi eleito o novo papa. Entretanto a sua escolha foi política, por pressão de Carlos II, rei de Nápoles. Com temperamento para a vida contemplativa e não para a de governança, o erro de estratégia logo foi percebido pelos cardeais.


Pedro Celestino exerceu o papado durante um período cheio de intrigas, crises e momentos difíceis. Reconhecendo-se deslocado, renunciou em favor do Papa Bonifácio VIII, seu sucessor. Para não gerar um cisma na Igreja, Pedro Celestino aceitou humildemente ficar prisioneiro no Castelo Fumone. Ali permaneceu até sua morte.


Dez meses depois de seu confinamento, Pedro Celestino teve uma visão e ficou sabendo o dia de sua morte. Assim, recebeu os Santos Sacramentos e aguardou por ela, que chegou exatamente no dia e momento previstos: 19 de maio de 1296.


fonte: https://www.a12.com/reze-no-santuario/santo-do-dia?s=sao-pedro-celestino




segunda-feira, 15 de maio de 2000

São Torquato Guimarães

Corpo Incorrupto de São Torquato Guimarães (ou São Torcato Guimarães)

São Torquato era natural de Toledo e descendia da nobre família romana. Foi aclamado bispo de Iri Flávia, na Galiza, sendo posteriormente nomeado arcebispo de Braga e depois de Braga e Dume.

Segundo a lenda, o arcebispo Torcato fez resistência às tropas muçulmanas em 711, comandadas por Muça. Foi este que “desembainhou a espada e desfechou um golpe fatal em Torcato. O corpo acabou por aparecer num bosque. Foi lavado pelas águas de uma fonte que ainda hoje se conserva e é conhecida pelas suas qualidades medicinais, a Fonte do Santo.
Padroeiro contra dor de cabeça.


Fonte:https://fotosefactos.blogspot.com/2017/08/sao-torcato-guimaraes.html
https://agencia.ecclesia.pt/portal/sao-torcato-elevacao-a-basilica-e-momento-para-consolidar-as-razoes-mais-profundas-da-vida-da-fe-c-fotos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Torcato_(santo)